Notícia (IN)útil

Um site em que você tem espaço e voz

“A CIDADE PASSA A SER UM PARQUE DE DIVERSÕES”

leave a comment »

Olá mocinhos e mocinhas,

Parafraseio Lissandra (pessoinha que conheci ao fazer a oficina) pois não encontrei expressão melhor para resumir as novas oportunidades que a experiência nos ofereceu.

Para os desavisados, na última semana participei de uma oficina de Parkour (que aconteceu de quinta  a domingo).  Segundo o wikipédia, “Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l’art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.”

Eis o que recebi depois de 4 dias de prática e aprendizado das técnica dessa nova modalidade:

Dores musculares em parte do meu corpo que eu nem sabia que possuo, Luxação e marcas (vermelhas ou roxas… quase um carnaval) mal reconheço a minha raça – dita por muitos parda, uma diminuída da minha velocidade em pelo menos metade… Mas nem só de choro foi esse tirocínio: Descobri que meu corpo pode ir além dos limites impostos pela minha mente, técnicas de sustentação sem muita força, aprimorar o olhar para as estruturas apresentadas pelo ambiente que nos cerca (seja urbano ou rural).

Além de toda essa prática, o que mais me impressionou é que em tão pouco tempo, Bruno Peixoto nos passou também muita teoria e exemplos de bonissimo gosto. Entre os espaços, Bruno nos contou um pouco da história da prática e indicou alguns vídeos interessantes e até inusitados como o documentário Jump London que é dividido em 5 partes.

As parte 3, parte 4 e parte 5 vou apenas indicar os link’s, pois ficaria um post muito pesado para ser visto em alguns minutos que dispensam em atenção a este humilde blog.

Informações a parte, acho que falar sobre essa nova modalidade cabe a outro post…

Gostaria que quem já teve contato com o PK (parkour) dissesse-nos como é tal experiência. Aguardo-os nos comentários meus amores.

Written by Bruna Cris

11/04/2011 às 19:32

Deixe um comentário

